top of page

1 de Julho - Primeiro Debate

O Campus Santana do Livramento sediou o Primeiro Debate para a Reitoria no último dia primeiro de julho e foi transmitido via webconferência. Neste evento foi possível conhecer melhor como pensam os candidatos à reitoria e qual a proposta de gestão para a Unipampa nos próximos quatros anos. 

Nesse sentido, tornou-se flagrante a diferença entre as propostas da Chapa 3 - Unipampa Pode Mais e as outras duas. Esta diferença pôde ser percebido nas falas dos candidatos Prof. Fernando Junges e Prof. Hector Cury e também na dificuldade dos outros candidatos em trazerem algo realmente novo e que se adeque às necessidades da Unipampa.

Como foi ressaltado pelo Prof. Fernando, é fundamental fazer com que a Unipampa se torne protagonista de sua história e não uma universidade satélite das demais e, por conseguinte, periférica. Há a necessidade de fazer com que os servidores e discentes da Unipampa se sintam parte integrande do processo de desenvolvimento da instituição nacional e internacionamente.

Durante o debate foi possível perceber o quão a Chapa Unipampa Pode Mais se distingue das outras duas pelo seu caráter oposicionista, mas não uma simples oposição entre chapas. Conforme foi exposto pelo Prof. Hector, não se trata de uma mera oposição à gestão atual, mas sim, ao modelo de gestão universitária imposto pelo MEC. E, nesse sentido, a Unipampa, segundo o candidado a vice-reitor, deveria adotar uma postura que buscasse defender os interesses da Unipampa e não simplesmente acatar as diretrizes do MEC. Há a necessidade de expor a indignação frente à diconotomia latente da política "Pátria Educadora" e os sucessivos cortes de recursos à Educação.

É papel do gestor maior da universidade se posicionar publicamente sobre essas questões e não simplesmente utilizar um discurso procrastinante para a manuteção do status quo.

A Chapa 3 - Unipampa Pode Mais teve a oportunidade de apresentar um modelo de gestão que coaduna com a demanda do ensino superior atual e propõe mudanças que se não forem feitas agora talvez retardem o desenvolvimento da Unipampa em décadas. 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
bottom of page